Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Juizado Especial de Belém/PA concede tutela antecipada para suspender cobrança do ECAD contra Acadêmia de Musculação

Juizado Especial de BelmPA concede tutela antecipada para suspender cobrana do ECAD contra Acadmia de Musculao

Caso

A academia de musculação FIT2LIVE entrou com AÇÃO DE CUMPRIMENTO DE PRECEITO LEGAL C/C PEDIDO DE LIMINAR, requerendo que fosse reconhecida a cobrança indevida ou que fosse demonstrado ao requerente o recolhimento junto aos transmissoras regionais (TV E RADIO), bem como a base de cálculo da cobrança.

Liminar

Para evitar tautologia, adota a decisão na íntegra da Magistrada Roberta Guterres Caracas Carneiro, da 2ª VARA DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL DE BELÉM:

“ Requereu a parte autora antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional para determinar que a Requerida suspenda a cobrança de direitos autorais.

2. No tocante aos requisitos necessários para a concessão da tutela antecipada, vejamos os ensinamentos do processualista José Carlos Barbosa Moreira:

?... Presentes certos pressupostos, pode o juiz, nos termos do art. 273 e seus parágrafos (na redação da Lei nº 8.952), antecipar, total ou parcialmente, os efeitos dessa tutela (por exemplo: suspender a eficácia do ato cuja anulação se pede). Para tanto é necessário que:

a) existindo prova inequívoca, se convença o órgão judicial da verossimilhança da alegação do autor; e além disso, alternativamente,

b) haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, ou então

c) fique caracterizado o abuso do direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu.

Exclui-se a possibilidade da antecipação quando houver perigo de mostrar-se irreversível a situação resultante da decisão antecipatória.? (in O Novo Processo Civil Brasileiro - 20.ª Edição - Revista e Atualizada? Ed. Forense, pág. 87).

A concessão de tutela antecipada se dá com base no poder discricionário do Julgador, em observância aos requisitos delineados pelo art. 273 do CPC, os quais, uma vez presentes, não há falar-se em ilegalidade da decisão que, com base neles concede a liminar postulada.

Ante o exposto, defiro a tutela pleiteada, uma vez que vislumbro presentes os requisitos pertinentes ao art. 273 do CPC, portanto, determino que seja suspensa a cobrança realizada pela parte reclamada, uma vez que há discussão judicial sobre a existência e possibilidade de cobrança do débito.

Intime-se. Cumpra-se.”

Processo nº 0000223-19.2015.814.0306

Dados do Processo

http://www.docdroid.net/rghb/dados-do-processo.pdf.html


Juizado Especial de BelmPA concede tutela antecipada para suspender cobrana do ECAD contra Acadmia de Musculao

  • Sobre o autorAdvocacia, Consultoria e Auditoria de Falências e Licitações.
  • Publicações26
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações349
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-especial-de-belem-pa-concede-tutela-antecipada-para-suspender-cobranca-do-ecad-contra-academia-de-musculacao/166701060

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Seção V. Da Cobrança de Dívidas

Isabel Silva, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

A efetiva necessidade do binômio probabilidade do direito e do perigo da demora à luz dos requisitos para concessão de tutela provisória para suspender os efeitos da execução fiscal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)